Dicas de como incluir o código de barras na embalagem

Ao desenvolver a embalagem de um produto, o designer não pode esquecer-se de um item essencial, o código de barras. Algumas regras são obrigatórias, mas outros quesitos podem ser modificados.

O tamanho ideal, por exemplo, é que tenha o mínimo de 3,5 cm de largura x 1,5 cm de altura. Isso pode ser mudado, mas o importante é saber que a altura das barras não será tão importante quanto a largura, pois o laser do leitor que irá escanear as barras é bem fino. O cliente precisa sempre testar o código no leitor logo após as alterações serem feitas.

Devemos nos preocupar com o posicionamento, de modo que fique harmônico com o projeto visual e que não cause erro na leitura resultando em uma falha que trará desconforto ao consumidor. Para facilitar, posicione o código na parte traseira da embalagem. Cuidado com o contraste. Prefira o padrão fundo branco com linhas pretas.

Entre em contato com a GS1 Brasil, a Associação Brasileira de Automação que tem como propósito implementar e disseminar padrões de identificação de produtos, como o código de barras. Exija de seu cliente a associação, para evitar problemas futuros na distribuição do produto, seguir as orientações internacionais de aplicação em seus projetos de embalagens, evitar trabalho desnecessário e até um redesign do produto.

(fontes: designculture e psndesign)

Leave a Reply