O objetivo de qualquer design está em resolver problemas e comunicar o que é necessário. O design editorial é a organização dos elementos visuais do design (tipografia, cores, alinhamento, imagens) com a parte textual de um conteúdo de acordo com um padrão editorial. Isso significa que as peças não são pensadas focando apenas a parte estética. Elas são determinadas de acordo com certas regras para que a mensagem seja transmitida adequadamente.
Esta área requer não só uma boa dose de criatividade, mas também saber aplicar corretamente o idioma, utilizar os programas apropriados, conhecer os pormenores da produção, entre outras coisas. Quer se trate de um folheto ou de um livro de arte, é essencial conhecer as regras, dominá-las e aplicá-las.
Diversas produções necessitam desse tipo de trabalho. As mais comuns são: livros, revista, jornal, e-books, entre outros.
Apesar desta área estar relacionada ao design tradicional, ela tem características bastante diferentes. O designer que trabalha com editorial utiliza muitos dos elementos comuns dessa área, como a paleta de cores, tipografia, dimensões, organização das partes e outros. Porém, enquanto o design gráfico tem mais possibilidades de produção, como criar embalagens, produtos, rótulos, entre outros, o editorial é mais voltado para a diagramação de páginas de publicações.
Fontes: foroalfa e pontodesign