Entenda a importância do gatilho mental para influenciar as pessoas

No nosso dia a dia, o nosso cérebro precisa tomar muitas decisões, o que acaba por sobrecarregá-lo. Quanto menos decisões conscientes tivermos que tomar, melhor. Por isso, há muitas coisas que são feitas no automático.

Nestas horas, o gatilho mental funciona como um auxiliar na tomada de decisões e alivia este trabalho para a nossa mente. Com isso, ele se torna uma estratégia para influenciar o nosso cliente a fazer o que queremos utilizando algumas técnicas.

A ideia é induzir o leitor, mas não usar as técnicas para enganá-lo.

Um exemplo de gatilho mental é a novidade. Ela é uma ótima oportunidade de despertar a curiosidade e o interesse nas pessoas. Quando encontramos algo novo e interessante, nosso corpo produz dopamina, hormônio responsável pela sensação de recompensa e prazer. Utilize isto apresentando a novidade. Por exemplo, a Apple está sempre lançando uma nova versão de iPhone ou MacBook, mesmo que as mudanças sejam mínimas. Isso é uma forma de aplicar esse gatilho.

Outro exemplo é a escassez. A ideia é trabalhar a noção de que, a qualquer momento, o produto ou serviço pode faltar, ativando o senso de urgência do consumidor. Isso causa a sensação inconsciente de que é preciso tomar a decisão logo, antes que algo acabe. Por exemplo, a Amazon utiliza isso em suas páginas de produtos físicos, eles sempre disponibilizam a quantidade restante em estoque.

Conhecer os gatilhos mentais já é um ótimo primeiro passo para quem quer ter sucesso na sua estratégia.

Fonte: pontodesign

Leave a Reply