Já pensou em organizar um hackathon? Sabe o que é?

Bastante comum na área da tecnologia, esse termo se refere a um evento, com duração de um dia, que é voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras ou contratação de novos profissionais.

A primeira edição aconteceu em 1999, nos Estados Unidos. A palavra, que combina “hack” (o ato de programar com excelência) e “marathon” (de maratona), é conhecida em português, também, como maratona de programação.

Nasa, Google, Uber, Globo, Sebrae, Latam e Americanas são exemplos de empresas que passaram a adotar a metodologia na gestão. Essa popularidade não vem por acaso, já que é possível conseguir ótimos resultados com a implementação dos hackathons. Eles ajudam a expor talentos de desenvolvimento e contribui para a resolução de problemas a partir da tecnologia.

Profissionais da área da tecnologia, designers, publicitários e analistas de negócios costumam compor os times nos hackathons. Além disso, já são realizados hackathons específicos para algumas áreas, como a mecânica de bicicletas elétricas.

Para organizar um hackathon é preciso escolher um local estratégico e confortável para a equipe passar o dia trabalhando no projeto inovador; definir as regras como, por exemplo, número de participantes por time e ferramentas que podem ser utilizadas; determinar os critérios de avaliação do projeto e criar um cronograma organizado.

Tenha uma equipe de apoio, ela será responsável por distribuir as tarefas e responsabilidades. Não deixe de investir na divulgação do evento para estimular a inscrição dos colaboradores e participantes.

Leave a Reply