Qual é a melhor maneira de posicionar as informações durante a construção de uma interface gráfica digital?

Na leitura ocidental, o observador costuma ir do topo da página e desce ao pé ou faz uma leitura diagonal do canto superior esquerdo ao canto inferior direito.

De acordo com Lynch e Horton, autores de livros sobre web, ao visualizarem uma interface gráfica digital, primeiro os usuários veem as telas como grandes massas de formatos e cores, com os elementos do primeiro plano contrastando com a área de fundo. Em seguida, os usuários começam a identificar informações específicas, inicialmente através dos gráficos, quando presentes, e somente então eles começam a analisar gramaticalmente o texto e a ler as palavras e frases que o compõem.

Você deve preencher as zonas mortas e o centro óptico da página com aspectos atrativos para que a leitura se torne ordenada, sem o deslocamento brutal da visão.

As páginas com muita informação textual captam a atenção do olhar, especialmente quando estão localizados na parte superior esquerda da tela. Fontes menores encorajam o comportamento de leitura das palavras, enquanto fontes maiores promovem a varredura da página, ou seja, as pessoas só dão continuidade ao processo caso a sua atenção seja despertada por estas palavras.

Ao se tratar de gráficos, quanto maior a imagem, ou o banner, maior o tempo que as pessoas permanecerão olhando para a mesma.

Em culturas diferentes da ocidental, onde o sentido da leitura é realizado da direita para a esquerda, estes processos de exploração visual da interface gráfica digital talvez sejam inválidos.

Fonte: blog do nicolett

Leave a Reply