Com tanta informação, como filtrar o que é relevante e transformar em conhecimento?

Com o design de informação. Também conhecido como “infodesign”, ele lida diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas. Dá-se importância não só para o que se diz, mas também para como está sendo dito, com o objetivo de potencializar a captação da mensagem.

A função do designer de informação é a de criar formas de fácil percepção e leitura aos dados brutos, com o intuito de conceder-lhes uma estrutura mais identificável para a mente humana.

Apesar do design da informação estar mais vinculado ao design, ele só funciona quando se abre a uma visão multidisciplinar, envolvendo conhecimentos de áreas como psicologia, educação, ciência de dados e arquitetura da Informação.

Um exemplo de produto que envolve o design de informação é o vídeo animado. Os vídeos explicativos animados podem ter estilos diferentes, mas uma coisa eles têm em comum: organizam a informação de forma dinâmica e potencializa o aprendizado das pessoas, pois cada parte une estímulos visuais e auditivos na condução do raciocínio.

Não é uma tarefa simples, mas é necessária nesse mundo cheio de informação e com mais dados para serem lidos e interpretados.

Fontes: ideia clara e brasil.uxdesign

Leave a Reply