Você sabia que as formas geométricas também podem transmitir significados diferentes e influenciar na arte em geral, seja no design ou na fotografia? O designer não trabalha com elementos geométricos por um acaso.
Após anos de estudos e testes, hoje é possível determinar o significado e a influência causada por cada uma delas, como veremos a seguir.
– Quadrados e Retângulos são formas bastante associadas às construções, solidez e por consequência segurança. Significados possíveis: Disciplina; Força; Coragem; Segurança.
– Triângulos são normalmente associados ao movimento e dinamismo, uma vez que suas extremidades guiam nossos olhares para a direção que eles apontam. Triângulos voltados pra cima podem remeter a ideia de crescimento, evolução, enquanto aqueles voltados para baixo, podem passar a sensação de risco, perda. Significados possíveis: Risco; Excitação; Perigo; Estabilidade.
– Círculos e Elipses dão a sensação de infinidade, uma vez que ela não possui um início ou fim. É também bastante associada aos astros e à magia. Significados possíveis: Eternidade; Feminino; Universo; Magia; Mistério.
– Espirais são formas encontradas com maior frequência na natureza e por isso associadas à vida e crescimento. Na sociedade moderna, são encaradas como signo de criatividade. Significados possíveis: Crescimento; Vitalidade; Calma.
A adidas, por exemplo, uma das empresas mais conhecidas para artigos desportivos, usa formas geométricas que representam, principalmente, o movimento.
Trabalhos com significado são melhores aceitos e as formas podem ajudar a contar histórias. Por isso, saber o que cada forma representa pode ser um grande diferencial na concepção de um projeto.
Fonte: avmakers