Você segue os princípios do bom design?

Estes princípios do bom design foram criados por Dieter Rams, um dos designers mais influentes do século XX. O trabalho de Rams ajudou a popularizar o conceito “weniger, aber besser”, que significa em português “menos, mas melhor” – lógica que pautou seus “mandamentos” no livro “Os dez princípios do bom design”.

Citando os princípios, o bom design é: inovador, estético, honesto, discreto, durável, meticuloso, amigo do meio ambiente e pouco design, ou seja, se concentra nos aspectos essenciais. Para completar a lista dos dez princípios, faltou citar que o bom design torna o produto útil e faz o produto ser compreendido.

Esses princípios foram criados em meados da década de 70, em um momento em que o design industrial estava se popularizando e se tornando cada vez mais importante para as empresas. Seu foco era ajudar os designers a criarem produtos melhores e mais eficientes, ao mesmo tempo em que prezavam pela estética e simplicidade.

Empresas como a Apple e a Tesla foram influenciadas pelos princípios do bom design de Dieter Rams. A Apple, por exemplo, se inspirou neles para criar produtos icônicos, como o iPod e o iPhone.

Apesar dos princípios terem sido criados na década de 70, eles continuam tendo relevância. Por isso, é importante que as empresas levem em consideração esses princípios ao desenvolver seus produtos e serviços, e assim possam aumentar sua credibilidade, autoridade e vendas através do design como um pilar da marca.

Fonte: Allídem

Leave a Reply