Com a grande concorrência no mercado e a necessidade de destacar a sua empresa, a criação da identidade da marca é fundamental. Segundo Philip Kotler, referência mundial em marketing, “deve se diferenciar de seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade”. Então, estamos falando de branding!
Por isso, criamos este artigo que mostrará a relação de branding e o sucesso nos negócios. Continue a leitura e confira!
Por que é tão importante investir em branding?
O branding é a construção da identidade da marca e ele consiste em três pilares: a definição do negócio, o posicionamento da empresa e a proposta de valor.
No primeiro pilar, um plano de negócio será montado, com todo o planejamento e os motivos da criação daquela organização. Importantes pontos serão definidos, como a missão, valores e o objetivo da empresa. Essas questões servirão de base para toda a existência do negócio.
O posicionamento é como a marca se comportará no mercado, com o seu público-alvo e perante a concorrência. A proposta de valor é, basicamente, a solução que a empresa promete entregar aos seus clientes.
Então, percebe-se que trabalhando o branding você está estruturando a sua marca e criando condições para que ela cresça, por isso é tão importante.
Por que planejar minha marca ajuda a ter mais sucesso nos negócios de grande porte?
Imagine uma pessoa e como ela se relaciona. Se ela não tem uma identidade bem definida, seus relacionamentos podem ser prejudicados. Com as empresas, isso ocorre da mesma forma.
Para que uma empresa alcance o sucesso ela precisa criar e cultivar bons relacionamentos, seja com seus clientes, fornecedores, parceiros, investidores e colaboradores. Quando se faz um bom trabalho de branding, a marca recebe um trabalho de planejamento e estruturação.
Uma marca bem estruturada se coloca em uma posição de referência no mercado, atraindo grandes oportunidades e conquistando maior confiança dos envolvidos. Logo, os negócios de grande porte estarão mais acessíveis e próximos.
Como aliar gestão estratégica e gestão criativa com o branding?
Construir a identidade da marca reúne diversos aspectos, como a parte estratégica e a gestão criativa. Vamos analisar um grande exemplo brasileiro, a Chilli Beans. Essa empresa apresenta uma identidade com características fortes e marcantes, presentes em qualquer ponto de interação.
Uma mistura de ousadia e inovação é visto tanto na imagem dos próprios vendedores até nos produtos da empresa. Esse é um caso de sucesso em que o branding foi bem construído e ajuda a estruturar o crescimento dos negócios.
Como trabalhar o branding com o marketing digital?
O marketing digital é ótimo para se trabalhar o branding. Como já deve ter ficado claro, o objetivo desse conceito é estabelecer conexões com o público, gerando valor e posicionamento da marca. Então, as redes sociais, que são grandes ferramentas do marketing digital, podem — e devem! — ser bastante utilizadas.
Porém, antes disso é preciso avaliar e conhecer o seu público, a fim de identificar a utilização dessas plataformas. São muitas as redes e, talvez, o seu nicho de mercado pode priorizar uma ou outra, indicando quais delas têm maior potencial.
Como vimos em nosso artigo, o trabalho de branding possui um grande potencial para transformar os negócios de uma empresa de grande porte. Para que uma marca consiga escalar suas vendas é preciso que ela esteja bem estruturada, com uma identidade construída.
Com essas definições, a empresa mostra ao mercado que reúne todas as condições necessárias para ser uma referência, atraindo novos negócios e alcançando o sucesso.
Agora que você viu a grande importância do branding, continue lendo informações relevantes para o sucesso da sua empresa: confira nosso artigo sobre como o seu produto aparece na internet!
One Reply to “Como o Branding pode transformar os negócios de uma empresa de grande porte?”