A importância do produtor gráfico

O produtor gráfico é responsável por definir as especificações técnicas dos materiais em conjunto com o criador do projeto e fornecedores, viabilizando questões como custos, materiais, a competência, o cumprimento dos prazos de fornecedores e a terceirização de serviços com a finalidade de garantir o melhor resultado na impressão, desde os trabalhos mais simples aos mais complexos.

O objetivo é facilitar a comunicação entre a produção, os criativos ou designers que desenvolvem trabalhos que englobam o serviço de impressão e necessitam saber os processos de pré-impressão (fase de identificar e corrigir eventuais falhas no arquivo, para garantir a alta qualidade da impressão), impressão (fase em que as ideias são materializadas) e acabamento (aqui o impresso recebe sua forma definitiva). Para que essas etapas se desenrolem perfeitamente é importante ter conhecimentos técnicos relativos aos diversos sistemas e tipos de impressão (digital, offset, flexografia, termografia, serigrafia, rotogravura e outros).

Muita gente que trabalha na área de design esquece que a produção gráfica consiste numa série de operações responsáveis pela materialização de todo projeto impresso. É importante deixar claro que o produtor gráfico não é o profissional habilitado para a parte criativa dos trabalhos, no entanto, ele deve analisar a ideia do designer e de outros profissionais para sugerir a melhor forma de colocá-la em ação.

Leave a Reply