Saiba as características de um site dinâmico e de um site estático

Se você está no processo de criar uma nova página para a sua empresa na internet, ou mesmo refazendo a atual, é importante conhecer as características de um site dinâmico e de um site estático. Cada um dos tipos tem especificidades que podem, ou não, atender às necessidades do seu negócio.

A principal característica de um site dinâmico é que é muito fácil atualizá-lo. Para isso, usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, como os populares e acessíveis WordPress e Joomla. Assim, não é preciso saber programar ou contratar alguém para fazer alterações e postar novos conteúdos.

Na concepção do site dinâmico, o nível de especialização do desenvolvimento é mais alto. Isso faz com que, em geral, o custo possa ser mais caro que o de um site estático. A hospedagem desse tipo de página na internet também costuma ser mais complexa, pela necessidade, entre outras coisas, de backups constantes.

Na parte técnica, os dados de um site dinâmico ficam armazenados em um servidor. Quando ele é acessado, há um processamento prévio antes de enviá-lo ao navegador do usuário. Isso pode deixar o carregamento mais lento. Por fim, ele também possibilita ter um banco de dados para guardar informações dos visitantes.

Sites estáticos são conhecidos, muitas vezes, como cartões de visita. Assim como seus similares de papel, uma vez que você os cria, ficará com essa versão deles por um bom tempo. Também como os cartões de papel, esse tipo de site exige um profissional especializado para qualquer atualização – só que um programador em vez de uma gráfica.

A dificuldade em atualizar é a principal característica de um site estático. Ele pode funcionar para empresas que tem um mix de produtos e serviços fixo e pequeno, por exemplo. Se você ainda não está em um momento de investir em ações mais aprofundadas de Marketing Digital, esse modelo vai servir, por enquanto.

Uma inegável vantagem do site estático é o custo mais baixo, tanto de produção quanto de hospedagem. Isso porque, na maioria das vezes, é uma página tecnicamente menos sofisticada que uma dinâmica. Além disso, não tem banco de dados nem sistema de gerenciamento de conteúdo, e é lida no computador do visitante.

Fonte: Resultados Digitais

https://resultadosdigitais.com.br/blog/site-dinamico-x-site-estatico/

Deixar uma resposta